terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Mais sobre os Montes Guararapes

Por James Davidson


Retomando nossas postagens sobre os Montes Guararapes, agora visitamos o Monte do Oitizeiro que, dentre os três que compõem o parque, é o que fica situado no meio. Era nesse monte que estavam situados as tropas holandesas quando foram derrotadas nas famosas batalhas de 1648 e 1649.


No Monte do Oitizeiro fica situado o Mirante do Exército, com uma pequena maquete do local, painéis explicativos e orientações fornecidas pelos militares. A vista do local é belíssima, sendo possível alcançar as praias de Boa Viagem e Piedade, o aeroporto do Recife, os bairros da zona sul da capital, o Jordão, as colinas de Muribeca e a planície litorânea de Jaboatão.


É também nesse monte que é realizado o espetáculo Batalha dos Guararapes e onde ocorrem as festividades comemorativas patrocinadas pelo Exército Brasileiro. O local (Montes Guararapes) é considerado o berço de nossas forças armadas.


O Morro do Telégrafo também é avistado do local, mas o acesso não é permitido. Existem alguns projetos de utilização para este monte que ainda não saíram do papel. Seu nome é por causa de uma antiga torre de telégrafo que existiu no local.


Nenhum comentário: